Câncer de pulmão
O câncer de pulmão é uma doença que cresce no Brasil, infelizmente. É o câncer mais comum entre os homens e o segundo mais comum entre as mulheres.
Há vários tipos de tumores que acometem o pulmão. O câncer, basicamente, é uma multiplicação anormal das células de um tecido.
Estamos diante de um câncer benigno quando as células multiplicadas são muito semelhantes às que lhe deram origem. Quando essas células são diferentes das que lhe originaram, ou seja, com estrutura molecular diferente, temos um câncer maligno. Simplificamos assim a origem do câncer. O câncer de pulmão possui vários subtipos e cada qual com tratamento específico.
Usualmente, o cirurgião torácico trabalha em conjunto com outras especialidades para buscar o melhor tratamento. Entre as especialidades estão os oncologistas, cirurgiões plásticos, nutricionistas, clínicos gerais, etc.
O diagnóstico histológico do câncer de pulmão é muito importante, mas nem sempre possível. Ainda não há evidências científicas que um exame de sangue diagnostique o câncer de pulmão. O RX simples de tórax é de grande auxílio na investigação e diagnóstico do câncer de pulmão. Apenas 2% dos pacientes com câncer de pulmão apresentam RX de tórax sem nenhuma alteração.
Existem vários outros exames que auxiliam no diagnóstico radiológico, como a Tomografia Axial Computadorizada, Ressonância Magnética, PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons), cintilografia, etc. Algumas pessoas têm predisposição maior ao câncer que outras. Tudo o que aumenta as chances de câncer de pulmão chama-se fator de risco.