Derrame pleural neoplásico

O derrame pleural neoplásico ou também chamado de maligno acontece quando há a presença de células malignas no liquido pleural. Essa alteração é infelizmente muito comum em pacientes portadores de tumores avançados, sejam eles originários ou não do tórax. O carcinoma de pulmão é a causa mais comum de derrame pleural neoplásico. Em ate 10% dos derrames não é possível encontrar a sua origem.

O sintoma mais comum é a dispneia, acompanhada ou não de tosse e dor torácica. A radiografia de tórax é um bom exame de imagem para auxilio no diagnostico. A necessidade de uma tomografia, ecografia ou ressonância magnética deve ser avaliada pela equipe médica responsável pelo atendimento. O diagnostico do derrame pleural neoplásico pode ser feito com estudo anátomo patológico após a coleta do liquido pleural ou biopsia da pleura através de uma punção com agulha própria ou a Video toracoscopia.

A punção pleural ou toracocentese é normalmente realizada sob anestesia local e tem uma efetividade diagnostica entre 40 e 75%, dependendo da localização do tumor e comprometimento da pleura. A toracoscopia vídeo assistida, tem a vantagem de podermos retirar praticamente todo o derrame acumulado, realizar a biopsia dirigida sob visão direta e, se necessário, aplicar recursos que diminuam as chances de recidiva. Seu índice de sucesso diagnostico pode chegar a 95%.

O tratamento do derrame pleural neoplásico é baseado na somatória de todos os fatores que levaram o paciente a apresentar o derrame. Tendo como objetivo principal o alivio dos sintomas do paciente. O tratamento mais usual é provocar a pleurodese (aposição das pleuras parietal e visceral) com a aplicação de substancias esclorosantes na cavidade pleural. A melhor forma dessa aplicação é através da vídeo toracoscopia, com um sucesso de 70 a 90% dos casos.

Algumas características químicas do liquido pleural influenciam diretamente nesse sucesso, como o Ph e o nível de glicose do liquido. Nem todo derrame pleural é neoplásico. O derrame pleural pode ter varias origens, sejam inflamatórias, supurativas, virais, entre outras. Uma equipe multidisciplinar saberá como investigar a origem de um derrame pleural.
Todos os Direitos reservados a Dr. Marcos Chesi (CRM 14.786) © 2024
Desenvolvido por KodeWay
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram